
Tecnologia e Criminalidade: Métodos eficientes contra roubo e furto de veículos
Tecnologia e criminalidade se tornam uma combinação poderosa, e pedem por soluções em segurança cada vez mais avançadas.
Há um ditado popular que diz que os ladrões não dormem no ponto. E ele dispensa qualquer explicação.
Para a mente criminosa um simples descuido pode se tornar uma grande oportunidade. Mais ainda, quando eles têm um arsenal tecnológico à seu favor.
Dia desses mesmo, me deparei com uma ocorrência em que o porteiro havia sido rendido, após um telefonema, de um falso morador, que autorizava a entrada de um suposto visitante no condomínio. Diante deste cenário, como aumentar a segurança, driblando as táticas avançadas utilizadas pelos criminosos, é a resposta que muita gente gostaria de saber. E pode também ser a sua.
Se for, você está no caminho certo. Neste artigo vou falar sobre tecnologia e criminalidade, para que você possa antever a ação de criminosos e se proteger de situações perigosas. Acompanhe.
TECNOLOGIA E CRIMINALIDADE
Prédios, empresas ou residências têm se tornado objetos frequentes da ação de bandidos, mesmo tendo câmeras e guardas particulares cuidando da sua segurança.
O problema está em uma combinação perigosa: tecnologia e criminalidade. Dupla esta que tem se mostrado efetiva, até mesmo contra alvos supostamente protegidos. Exemplos disso são diversos e estão por todos os lados. Além das táticas mais comuns de invasão, como abordagens feitas no portão de casas e outros ambientes, vem se tornando comuns estratégias mais complexas. Casos que têm envolvido a clonagem de placas de carros, roubos de controle remoto, falsos telefonemas e outras abordagens. Os alvos mais frequentes continuam sendo residências que possuem muros mais altos, lugares com pouca luminosidade e regiões mais centralizadas e movimentadas.
Fatores que permitem os criminosos a agirem sem chamar a atenção dos vizinhos e policiais, e terem as ruas como suas aliadas, facilitando suas rotas de fuga.
A AÇÃO CRIMINOSA PEDE POR MECANISMOS DE PROTEÇÃO AVANÇADOS
O número de ocorrências têm elevado à procura por soluções que ajam a serviço da segurança, tanto pessoal quanto patrimonial. O problema está na falsa sensação de segurança que todo este arsenal, em muitos casos, pode gerar. Muitas pessoas acreditam que os sistemas de proteção existentes são bons o suficiente, e funcionam por si só, mantendo-os distantes de situações perigosas. E este é o grande perigo.
Os desafios, quando o assunto é tecnologia e criminalidade, se estendem à muitos temas. Vão desde escolhas mal feitas de contenção à falhas humanas, geradas por pessoas que não estão habilitadas para lidar com estes contextos.
Tudo isso põem em risco a segurança, exigindo mecanismos de proteção avançados, que combinem procedimentos, pessoas e alta tecnologia contra o crime.
NOVIDADES PARA DIFICULTAR A AÇÃO DOS CRIMINOSOS
A tecnologia não substitui as atitudes preventivas, mas pode ser uma grande aliada contra a criminalidade.
Os itens mais procurados são câmeras, alarmes e sistemas de controle de acesso. Mas outros itens, já começam a entrar na mira dos brasileiros. Entre eles estão drones, câmeras de alta definição que inclusive reconhecem placas de carros. Portarias automatizadas, alarmes controlados remotamente, fechaduras digitais e sistemas de reconhecimento facial.
Entretanto, é sempre bom alertar que, para que não haja uma falsa sensação de segurança em torno destes equipamentos, é fundamental que eles atuem junto de um monitoramento adequado e de procedimentos bem estruturados, para tirar o máximo proveito dos recursos disponíveis.
Igualmente importante, está o treinamento e a capacitação de todos os profissionais envolvidos com a segurança. Para que essa equipe esteja sempre atualizada e preparada para agir prontamente. Com tudo o que falamos sobre tecnologia e criminalidade, eu espero que você esteja mais preparado para fazer boas escolhas e aumentar a sua segurança.